5 aspectos do Beach Tennis para melhorar os fundamentos do tênis

Joguei tênis minha vida toda. Quando tive a oportunidade de conhecer o Beach Tennis em 2011, gostei logo de cara, mas não continuei a prática por medo de atrapalhar minha performance no tênis. Na época tinha retornado ao Brasil e começado a jogar o circuito Sênior de tênis, no qual terminei na primeira posição em 2012 e 2014. 

Em 2015 tudo mudou, após uma consulta médica recebi a notícia que precisaria operar o quadril e assim decidi parar de competir e iniciar o tratamento da lesão. Quando percebi uma leva melhora resolvi arriscar a jogar Beach Tennis novamente e, aos poucos, as dores foram melhorando. Hoje em dia consigo jogar sem restrições e dores. 

O amor que eu sinto pelo tênis ainda continua e me pego pensando, será que a troca de modalidade piorou meus fundamentos do tênis? A resposta é não. Muito pelo contrário! 

Apesar de não competir, sinto que o Beach Tennis agrega itens interessantes ao jogo de tênis. Continuo a bater bola com meus alunos aos domingos e pude notar os seguintes aspectos: 

1) Antecipação: a velocidade do Beach Tennis faz o tênis parecer ser jogado em câmera lenta. Fica muito mais fácil executar os golpes de base e volear. 
“Hoje eu acho o tênis muito lento e é engraçado isso. Eu tenho mais tempo de reação do que eu tinha” afirma o ex-tenista profissional José Luis Santos, que hoje se dedica ao circuito profissional de beach tennis e também é professor da modalidade. Marcos Dias, jogador profissional de tênis concorda “O Beach Tennis melhora muito os reflexos na rede” afirmou.

2) Consistência: não senti piora nos meus golpes, sinto que estou ainda mais consistente no bate bola com meus alunos e erro pouco.

3) Preparo físico: apesar de não forçar muito em quadra sinto que estou bem fisicamente, porque o treino do Beach Tennis permitiu que mantivesse meu peso.  

4) Técnica: Sempre fui um jogador técnico e o Beach conseguiu ainda aperfeiçoar meu toque. “Ajuda muito para quem tem medo de volear. Geralmente as mulheres tem medo de volear e isso é super normal e o beach tennis ajuda bastante nisso. A pessoa fica mais condicionada a volear e subir a rede e ajuda absurdamente no smash. Se você smashar bem no Beach tennis que é num piso instável e impõe maior dificuldade, a execução do golpe no tênis ficará muito mais fácil.” afirma José Luiz.

5) Força: A areia fofa além de ajudar na construção muscular faz com que não sinta tantas dores. Estou mais forte e confiante. “O beach tennis fornecerá maior mobilidade, pois fortalece a panturrilha e as coxas e isso te deixará muito mais rápido na quadra.” conta o ex-tenista e hoje jogador profissional de beach tennis Luiz Olivieri.

Convido você a jogar Beach Tennis, garanto que trará benefícios também ao seu jogo no tênis.  

Sobre o Autor
Formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi, profissional com mais de 10 anos de experiência em comunicação organizacional. Desenvolvimento de atividades como: relacionamento com o público interno, coordenação e estratégias de criação e comercialização de campanhas em mídias sociais, trade marketing e comunicação externa. Know how em gestão de canais, organização de eventos, cerimonial e protocolo, relacionamento com stakeholders, além de coordenação da edição de publicações técnicas. Responsável pela carreira e imagem de atletas de performance e profissionais, além do gerenciamento da comunicação organizacional e marketing de empresas dos ramos de esportes, qualidade de vida, cultura, ensino e entretenimento, atendendo contas como CNA Idiomas e Sutton São Paulo. Atuou como docente convidado do módulo Relações Públicas, Assessoria e Comunicação Interna no curso de pós graduação de Gestão da Comunicação Integrada do Senac. Também ministra palestras sobre temas variados de comunicação.
Contato

Entre em contato, em breve retornaremos!