Dicas de motivação para os treinos

Quando chega o verão todo mundo quer curtir uma praia ou piscina, usamos menos roupas e neste momento percebemos aquela gordurinha que incomoda, não possuir a tal barriga negativa incentivada por celebridades e mais uma lista de reclamações que nos fazem desqualificar o nosso corpo.

O interessante é que escrevendo este texto a palavra “gordurinha” foi marcada pelo corretor ortográfico do Word e teve como sugestão para a substituição a palavra “gorduchinha”. E é assim mesmo que muitas pessoas se sentem. E este não é um privilégio feminino. Muitos homens não aceitam as consequências dos excessos calóricos que acumularam.

Já é mais conhecido que a tabuada os motivos que levam ao ganho de peso. Além de doenças como problemas hormonais e o uso de algumas medicações o ganho de peso é decorrente de uma conta errada: gastamos menos energia do que ingerimos. Ok, compreendido este ponto da questão vamos pensar um pouco mais nos motivos que nos levam a comer demais.

Acredito que a MOTIVAÇÃO seja um dos mais importantes aspectos envolvidos na reeducação alimentar independente de quantos quilos devem ser eliminados. Algumas perguntas podem ser feitas como: Este é o melhor momento para eu iniciar um processo de transformação? Tenho os recursos disponíveis como tempo, dinheiro e suporte emocional? Se a resposta for positiva mãos à obra!!!

A dieta ideal é a “dieta do equilíbrio e do respeito” e isso vale para todas as situações da nossa vida. Manter um equilíbrio entre o que ganhamos e gastamos vale tanto para as calorias como para a conta no banco.
Manter a motivação requer um esforço constante. E estar motivado é assumir um compromisso com você mesmo e sua saúde, assumir que resultados rápidos e milagrosos não existem e tolerar que mudanças no estilo de vida, hábitos alimentares e atividades físicas não são fáceis. Várias podem ser as causas da falta de motivação e isso também é uma questão individual.

Ao colocar sua saúde ou a forma física almejada como prioridade, você deve levar cada atividade deste compromisso como única e inadiável evitando as famosas desculpas que tanto atrapalham no resultado final.
Algumas dicas para uma programação eficiente:

– Saber onde e que horas treinar devem ser aliadas a sua agenda de estudo ou trabalho evitando que o cansaço, transito ou mesmo a chuva atrapalhem seu planejamento.

– Considere os gastos como um investimento, ninguém quer perder dinheiro, então cada falta deve ser encarada como um prejuízo potencial.

– Se conheça e se permita novas possibilidades, saber o que gosta de fazer é importante para encontrar estimulo na atividade física escolhida reduzindo a chance de desistir.

– Busque um parceiro de treino, amigo ou personal trainer que seja um reforçador do seu compromisso e que deixe tudo mais divertido e eficiente já que um anima o outro, além de um pouco de competição deixa mais desafiador e motivador.

– Crie metas realistas em resultado e prazo. Isso evita lesões e decepções com o resultado, além de que cada conquista deve ser reconhecida e comemorada.

– Valorize a endorfina, se observe ao final de cada treino, como se sentia antes, durante e depois?

– Faça um acompanhamento dos resultados, assim você terá certeza do caminho que está seguindo ou poderá alterar seu planejamento buscando um resultado eficaz. Ver que o está dando certo é um estimulo para continuar.

Lembre-se de que toda mudança de habito leva um tempo, seu corpo e sua mente levam de três a seis meses para se adaptar à nova rotina.

Sobre o Autor
Formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi, profissional com mais de 10 anos de experiência em comunicação organizacional. Desenvolvimento de atividades como: relacionamento com o público interno, coordenação e estratégias de criação e comercialização de campanhas em mídias sociais, trade marketing e comunicação externa. Know how em gestão de canais, organização de eventos, cerimonial e protocolo, relacionamento com stakeholders, além de coordenação da edição de publicações técnicas. Responsável pela carreira e imagem de atletas de performance e profissionais, além do gerenciamento da comunicação organizacional e marketing de empresas dos ramos de esportes, qualidade de vida, cultura, ensino e entretenimento, atendendo contas como CNA Idiomas e Sutton São Paulo. Atuou como docente convidado do módulo Relações Públicas, Assessoria e Comunicação Interna no curso de pós graduação de Gestão da Comunicação Integrada do Senac. Também ministra palestras sobre temas variados de comunicação.
Contato

Entre em contato, em breve retornaremos!