Lições aprendidas no Brasil Open

Pessoal semana intensa de tênis! tive o privilégio de assistir muitos jogos, entre o qualifying e a chave principal do Brasil Open, além de participar do workshop do torneio.

São Paulo 04/02/2018  Brasil Open 2018 - Fabio Fognini é campeão. Foto Paulo Pinto/FotosPublicas

São Paulo 04/02/2018 Brasil Open 2018 – Fabio Fognini é campeão. Foto Paulo Pinto/FotosPublicas

De tudo que pude observar o que mais me impressionou foi o chileno Nicolas Jarry. O jovem venceu quatro batalhas em três sets até perder a grande final nos detalhes para o talentoso Fábio Fognini.

Ele reúne alguns atributos dos grandes jogadores profissionais de tênis a listar:

1) A capacidade mental de se manter focado no jogo e não jogar a toalha;

2) perfeição dos golpes, fruto de uma biomecânica quase perfeita, repetições ao extremo para o aperfeiçoamento contínuo;

3) físico invejável, nesse caso de todos atletas, sem exceção. Ouvi relatos de que ele treinava forte por uma hora e meia antes dos jogos (!).

Jogadores como Jarry, Fognini, Zeballos, Cuevas, Monfils, Rogerinho e outros destaques do torneio têm ainda características que os diferem:

A) Um ou mais golpes letais;

B) Talento para fazer jogadas que outros jogadores não conseguiriam. Exemplo principal é o Gael Monfils;

C) Tenacidade de se manter no jogo, mudar de estratégia e vencer;

D) Espírito de campeão. Se nota muito nas vitórias do Rogerinho, algo que outrora não ocorria;

E) Comprometimento. O que sobra aos argentinos. Segundo o técnico da Davis, Daniel Orsanic, na Argentina os jogadores são de classe média e fazem do tênis um meio de ganhar a vida;

F) Muito profissionalismo e preparação impecável antes de entrar na quadra;

G) Belonging: Palavra que significa acreditar que eles merecem estar lá. Nota se que em jogadores inexperiente ainda falta esse atributo.

Resumindo, acredito que veremos muitos desses jogadores brilharem no circuito profissional, em especial o Jarry, disputando Grand Slams com possibilidades reais de vitória.

Para os brasileiros, fica a lição, que temos um longo caminho pela frente. Continuo acreditando no potencial do tênis no Brasil.

IMG-20180309-WA0007

Sobre o Autor
Formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi, profissional com mais de 10 anos de experiência em comunicação organizacional. Desenvolvimento de atividades como: relacionamento com o público interno, coordenação e estratégias de criação e comercialização de campanhas em mídias sociais, trade marketing e comunicação externa. Know how em gestão de canais, organização de eventos, cerimonial e protocolo, relacionamento com stakeholders, além de coordenação da edição de publicações técnicas. Responsável pela carreira e imagem de atletas de performance e profissionais, além do gerenciamento da comunicação organizacional e marketing de empresas dos ramos de esportes, qualidade de vida, cultura, ensino e entretenimento, atendendo contas como CNA Idiomas e Sutton São Paulo. Atuou como docente convidado do módulo Relações Públicas, Assessoria e Comunicação Interna no curso de pós graduação de Gestão da Comunicação Integrada do Senac. Também ministra palestras sobre temas variados de comunicação.
Contato

Entre em contato, em breve retornaremos!